terça-feira, 25 de julho de 2017

#ForçaEderson Fla revela tumor, e Ederson passará por cirurgia: "Vencerei mais essa batalha"


O Flamengo convocou de última hora uma coletiva de imprensa nesta terça-feira. O motivo era delicado: o meia Ederson foi diagnosticado com tumor no testículo, descoberto após dois exames de doping positivos nas partidas contra o Atlético-MG (13 de maio) e Atlético-GO (17). A substância é a beta-HCG, que estimula produção de testosterona. Na coletiva, o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o chefe do departamento médico, Márcio Tannure, e o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, explicaram a situação do atleta e passaram toda força a Ederson.

O resultado dos exames de urina (do controle de dopagem da CBF) apontava o doping do jogador, que confidenciou ao departamento médico não ter ingerido nenhuma substância proibida. O Flamengo, então, fez exames complementares no sábado, de imagem e sangue, e constatou o tumor. O jogador passa por cirurgia na próxima segunda-feira.

Na coletiva, Ederson, de 31 anos - é mais comum aparecer esse tipo de tumor em pessoas com idade de 30 a 35 anos -, mostrou confiança na recuperação plena. O tratamento começa em seguida ao procedimento hospitalar e pode incluir sessões de quimioterapia - dependendo da biópsia que será feita após a intervenção cirúrgica - para a cura do tumor.

O jogador ficará afastado por tempo indeterminado dos gramados - o Flamengo, através do presidente Bandeira, garantiu todo apoio ao jogador na recuperação. Robben (futebol), Nenê Hilário (basquete), Lance Armstrong (ciclismo) são exemplos de atletas que enfrentaram a mesma doença e se curaram, gerando prognóstico positivo para o jogador do Fla.

- Difícil ter palavras, foi uma notícia que me impactou muito. Agora, sabendo de tudo, eu, claro, estou triste, porém estou muito tranquilo, ciente dos dias que virão. Será mais uma batalha, venci algumas na vida. Tenho certeza que vou vencer mais essa batalha e voltar o quanto antes para jogar futebol - disse Ederson.


Na coletiva, o Dr. Márcio Tannure explicou que após a cirurgia será possível saber a gravidade do tumor e se haverá a necessidade de outros procedimentos, como a quimioterapia. No entanto, reforçou otimismo na recuperação de Ederson. O clube evita fazer projeção de retorno ao futebol, mas se tudo correr bem até o fim do ano o jogador pode voltar a treinar.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário